Taxa bancaria
ALYSSOM CURBANI COSMO
JULIANA FRANSCOVIAKY BORGES
MARCILANE EMILIO MARTINS ALEIXO
EVOLUÇÃO DAS TARIFAS BANCÁRIAS
VITÓRIA
2013
ALYSSOM CURBANI COSMO
JULIANA FRANSCOVIAKY BORGES
MARCILANE EMILIO MARTINS ALEIXO
EVOLUÇÃO DAS TARIFAS BANCÁRIAS
Trabalho apresentado à disciplina de Projeto Integrador, do curso de Ciências contábeis, turno noturno, da Faculdade Católica Salesiana do Espirito Santo, ministrado pela professora Crísley do Carmo Dalto.
VITÓRIA
2013
Sumário
Introdução
Almeja-se, com o presente trabalho, os impactos que a desregulamentação da cobrança de tarifas sobre serviços bancários teve em termos de receitas para os principais bancos brasileiros, levando em conta as peculiaridades da indústria bancária. Para tanto será necessário realçar a nomenclatura de “Tarifa” são usadas para um sem número de objetos que, muitas vezes, são equivocadas sob o prisma científico. Tarifa é o preço cobrado por pessoa qualquer que explore, mediante delegação, coisa pública, e que, por isso, tem o valor controlado pela Administração, permitindo a obtenção de lucro por parte da pessoa, portanto, é a modalidade específica de preço público existente nos casos de delegação.
Além disso, na análise desenvolvida, constata-se que as tarifas são cobradas de maneira avulsa à medida que o cliente utiliza determinado serviço ou adquire algum produto.
Evolução das tarifas bancária
As tarifas cobradas pelos serviços prestados a seus clientes sempre constituíram, em maior ou menor medida, fonte de receita para as instituições financeiras. A Resolução 2.303, de 25.7.1996, do Conselho Monetário Nacional – CMN representa um marco para o Sistema Financeiro Nacional, em especial para os bancos comerciais e múltiplos de varejo, quando se quer entender a questão relacionada à evolução das receitas procedentes da cobrança de