tawan
O QUE É O BANCO DE SANGUE:
O BANCO DE SANGUE é um local ou departamento que conta com uma equipe de profissionais qualificados responsável para coletar, analisar e fazer armazenamento, processamento e fracionamento do sangue. Nesse processo o trabalho de hemoterapia é regido por normas legais e técnicas cada vez mais rigorosas, com o objetivo de garantir o padrão de qualidade exigido pela Medicina Moderna.
ATUAÇÃO DO BIOMÉDICO NO BANCO DE SANGUE:
O CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA RESOLUÇÃO Nº 78, DE 29 DE ABRIL DE 2002, Dispõe sobre o Ato Profissional Biomédico, fixa o campo de atividade do Biomédico e cria normas de Responsabilidade Técnica (Biomédico com habilitação em Análises Clínicas e Banco de Sangue). Competência legal para:
Executar o processamento de sangue e suas sorologias;
Realizar exames pré e pós-transfusionais;
Assumir chefias técnicas; assessorias e direção de unidades;
Manusear equipamentos de auto-transfusão;
O profissional legalmente habilitado nesta área poderá exercer todas as atividades inerentes a este campo, com exceção do ato transfusional. A responsabilidade técnica deve ficar a cargo de um médico especialista em Hemoterapia e/ou Hematologia;
QUE LOCAL PODE FICAR LOCALIZADO O BANCO DE SANGUE?
Em hospitais;
Em ONGs;
INSTITUTOS;
--------------------------------------------------------------
.
O QUE O BIOMÉDICO PODE FAZER
Executar o processamento de sangue e suas sorologias
O sangue é submetido a vários processos após a coleta, incluindo teste para as principais doenças transmissíveis pelo sangue. Sendo obrigatório os testes de AIDS, Sífilis, HTLV 1 e 2, Hepatite B e C, Chagas e Malária em regiões endêmicas. O doador é avisado de seu resultado e orientado a realizar uma investigação mais detalhada em serviço de referência.
O sangue é separado em hemocomponentes para melhor atender às necessidades dos pacientes, transfundindo