TatianaDeccachePacheco A1 OL

270 palavras 2 páginas
Tatiana Deccache Pacheco – Disciplina: Da Oralidade à leitura e a Escrita e suas dificuldades no processo de letramento

Fases do Desenvolvimento da Criança

Piaget foi o primeiro psicólogo a fazer um estudo detalhado do desenvolvimento cognitivo. O pesquisador considera 4 períodos no processo evolutivo do ser humano:
Período sensório-motor (0 a 2 anos): baseado em "esquemas". Os esquemas são representações mentais ou ideias sobre o que as coisas são e como lidar com elas.
Piaget deduziu que os primeiros esquemas de uma criança têm a ver com o movimento e que grande parte do comportamento de um bebê é desencadeada por certos estímulos.
Período Pré-Operacional (2 a 7 anos): o bebê começa a entender algumas das informações que está recebendo, e aprende a usar alguns músculos e membros para o movimento. Estes desenvolvimentos são conhecidos como "esquemas de ação".
Crianças pré-operacionais são geralmente egocêntricas, o que significa que eles só são capazes de considerar as coisas a partir de seu próprio ponto de vista.
Animismo é também uma característica da fase pré-operacional. Isto é, quando a criança tem a crença de que tudo o que existe tem algum tipo de consciência.
Período Operacional Concreto (7 a 12 anos): nesse estágio a criança tem a capacidade de desenvolver o pensamento lógico sobre um objeto. O animismo e o egocentrismo tendem a diminuir durante esse estágio. O real e o fantástico não mais se misturarão. Período Operatório Formal (12 acima): as estruturas de desenvolvimento tornam-se abstratas e logicamente organizadas. Quando confrontados com um problema complexo, o adolescente busca possíveis soluções antes de experimentá-las no mundo
real.

Relacionados