Tarsila do amaral
Trabalho Tarsila Amaral
Português
Trabalho apresentado para a disciplina de Português, ministrada pela Profa. Erika no âmbito do curso técnico em Informática da Unidade de Varginha – Campus VIII - do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais como uma avaliação formativa para o segundo bimestre de 2012.
2012
Brasil pós primeira guerra
O início da República no Brasil(1898 a 1919) foi marcado pelo domínio exclusivo do governo dos grandes fazendeiros de café e do predomínio dos dois estados mais poderosos da federação: São Paulo e Minas. A "política do café com leite" manteve-se praticamente inabalável, mesmo na presidência do marechal Hermes da Fonseca (1910-1914), quando dominou a figura de Pinheiro Machado, presidente do Senado e representante da oligarquia gaúcha. No mais, o PRP e o PRM (partidos republicanos paulista e mineiro) se revezaram no poder sem grandes transtornos.
Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), o Brasil, cuja economia estava voltada para o mercado externo, sofreu imediatamente suas consequências. A guerra envolveu a maior parte das potências econômicas(e os principais consumidores do café brasileiro) e desorganizou o mercado internacional. Isso fez com que o preço do café caísse e uma crise se instaurasse. Ela foi resolvida em 1918, fim da guerra, quando então a economia internacional retomou o seu ritmo.
A principal consequência da Primeira Guerra foi, entretanto, a alteração nas condições do comércio cafeeiro, em virtude da formação de grandes organizações financeiras que passaram a atuar, cada qual em seu setor, praticamente sem concorrência. O grupo Lazard Brothers Co. Ltd., de Londres, que apoiou a segunda valorização do café, estabeleceu um domínio financeiro quase completo sobre a economia cafeeira do Brasil. Devido ao fato do café estar em valorização permanente(as autoridades mantinham artificialmente o preço do café elevado), a sua