tarsila do amaral
PROJETO VER E VIVER COM TARSILA DO AMARAL
MATERNAL II PROFESSORA: EDILENE
BIOGRAFIA DA TARSILA DO AMARAL
TARSILA DO AMARAL NASCEU EM 1886, NA FAZENDA SÃO BERNARDO EM CAPIVARI, CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO E CRESCEU LIVREMENTE NAS FAZENDAS DA FAMÍLIA. ERA MUITA VIVA E INTELIGENTE, CORRIA PELOS PASTOS, SUBIA EM ÁRVORES E DAVA NOMES ÀS GRANDES PEDRAS ARREDONDADAS E AOS CACTOS QUE ENCONTRAVA PELAS FAZENDAS DE CAFÉ. TARSILA FAZIA BONECAS DE MATO E BRINCAVA COM SEUS 40 GATINHOS. AOS 16 ANOS FOI ESTUDAR EM BARCELONA, NA ESPANHA. QUANDO VOLTOU PARA O BRASIL, RESOLVEU ESTUDAR DESENHO E PINTURA. SUA PINTURA RECEBEU A INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO MODERNISTA DE 1922, QUE SE PREOCUPAVA EM MOSTRAR ATRAVÉS DA ARTE A MECANIZAÇÃO DOS SERES HUMANOS POR CAUSA DO CRESCIMENTO DESGOVERNADO DAS CIDADES, COM A CONSTRUÇÃO DE FÁBRICAS E ARRANHA-CÉUS.
A PINTURA DE TARSILA TEVE MUITAS E DIFERENTES FASES, POIS ELA GOSTAVA DE ESTAR SEMPRE APRENDENDO COISAS NOVAS. TARSILA MORREU EM 1973, AOS 86 ANOS. FOI O SÍMBOLO DA ARTE MODERNA BRASILEIRA, DEIXANDO PARA NOSSO PAÍS UM EXEMPLO DE VALORIZAÇÃO DA AMIZADE, DO PATRIMÔNIO E DA CULTURA AO MISTURAR EM SUAS OBRAS AS CORES CAIPIRAS, AS LENDAS, OS AMIGOS E A SOCIEDADE.
FASES DE SUA PINTURA
FASE PAU-BRASIL: EXALTA A NATUREZA TROPICAL E A CULTURA DO POVO BRASILEIRO COM ELEMENTOS GEOMÉTRICOS DA PINTURA CUBISTA DE PABLO PICASSO.
FASE ANTROPOLÓGICA: NEM GENTE, NEM MÁQUINAS, NEM CONSTRUÇÕES, SOMENTE A MISTURA DE REALIDADE E FANTASIA.
FASE SOCIAL: REPRESENTAM AS QUESTÕES SOCIAIS, RETRATANDO PESSOAS TRISTES E OPRIMIDAS, A MISÉRIA, A DOR E A DESIGUALDADE SOCIAL E DAS RAÇAS.
JUSTIFICATIVA:
As crianças gostam muito da observação e do fazer artístico. Através dos mais diversos materiais demonstram sua criatividade e suas emoções.
A escola torna-se um ambiente importante na medida em que, deve oferecer espaço e recursos para a observação, o conhecimento cultural