Tarsila do Amaral
TARSILA DO AMARAL: PAU BRASIL E NEO BRASIL.
Aluna: Laura Ludwig Alves.
Rio de Janeiro- Rio de Janeiro – Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Tarsila do Amaral: Pau Brasil e Neo Brasil.
Aluna: Laura Ludwig Alves.
Professor: Rogério Medeiros.
Janeiro/2013
Rio de Janeiro – RJ.
1. JUSTIFICATIVA
Tarsila do Amaral foi artista plástica brasileira de grande influência no modernismo, nascida em primeiro de setembro de 1886 no município de Capivari no interior de São Paulo, e faleceu em janeiro de 1973.
A fase artística conhecida como “Pau Brasil” nas obras de Tarsila do Amaral teve dois momentos. O primeiro dele foi em 1924 quando Tarsila passou o Carnaval e a Semana Santa nas cidades históricas de Minas Gerais com os modernistas e o poeta franco-suíço Blaise Cendrars. Lá ela se encanta pelas cores vivas - que já chamavam sua atenção na infância - na mesma época são julgadas pelos mestres como feias e caipiras. Essas obras buscavam retratar temas tropicais e brasileiros, como a exuberância da fauna e da flora, as máquinas, trilhos e bichos. Temos alguns exemplos dessa época os quadros “Carnaval em Madureira”, “Morro da Favela”, “EFCB”, “O Mamoeiro” e “São Paulo”.
O segundo momento se realiza depois de Tarsila passar pela Antropofagia (movimento que queria acabar com a cultura européia vigente na época e transformá-la em algo bem brasileiro) e pelo Social (onde retratava a causa operária). Em 1950 ela volta a pintar com a temática “Pau Brasil”, porém o movimento recebe um novo nome, o “Neo Pau Brasil”. Alguns exemplos desse momento são a “Fazenda”, “Paisagem ou Aldeia” e “Batizado de Macunaíma”.
2. OBJETIVOS
2.1 GERAL:
Esse trabalho busca apresentar as obras de Tarsila do Amaral durante as suas fases chamadas Pau Brasil e Neo Pau Brasil, onde tem como características cores “caipiras”, paisagens rurais e urbanas.