Tarefas CIMENTO E CONCRETO Defini Es
Adensamento: Processo manual ou mecânico para compactar uma mistura de concreto no estado fresco, com o intuito de eliminar vazios internos da mistura (bolhas de ar) ou facilitar a acomodação do concreto no interior das fôrmas.
Adição Mineral: Técnica tem sido empregada para aumentar a resistência da camada superficial e proporcionar maior durabilidade aos pisos de concreto.
Aditivo plastificante / fluidificante: Todo produto que adicionado em pequena proporção em argamassas ou concretos, no momento da mistura, com a finalidade de modificar, no sentido favorável, as propriedades desse conglomerado, tanto no estado fresco quanto no estado endurecido.Produtos que modificam certas propriedades do concreto. Melhoram a trabalhabilidade, aceleram reações, controlam o desenvolvimento de resistências, aumentam plasticidade, etc.
Aglomerante aéreo: é aquele que tem a propriedade de endurecer por reações de hidratação ou pela ação química do anidrido carbônico (CO2) presente na atmosfera e que, após seu endurecimento, não adquire resistência à água. É o caso do famoso GESSO.
Aglomerante hidráulico: é aquele ligante que tem a característica de endurecer ao reagir apenas com a água e que após seu endurecimento consegue resistência satisfatória quando submetido novamente à ação da água. É o caso do CIMENTO!
Agregado Graúdo: como pedregulho ou brita proveniente de rochas estáveis, ou a mistura de ambos, cujos grãos passam por uma peneira de malha quadrada com abertura nominal de 152 mm e ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm.
Agregado Miúdo: como areia de origem natural ou resultante da britagem de rochas estáveis, ou a mistura de ambas, cujos grãos passam pela peneira ABNT de 4,8 mm e ficam retidos na peneira ABNT de 0,075 mm.
Agregado reciclado / alternativo: Material proveniente da reciclagem de resíduos da construção civil, livre de impurezas, com dimensão máxima característica de 63 mm a 150 mm