Tarefa sociologia pag 157
R:Para fazer com que a escola desenvolva sua função política e educacional , a escola precisa antes de tudo considerar a construção do Projeto Político Pedagógico – PPP, por meio do planejamento participativo, desde os momentos do diagnóstico, passando pelo estabelecimento de diretrizes, objetivos e metas execução e avaliação,onde se repense as peculiaridades locais , a valorização da pessoa como um todo considerando os aspectos sócio econômicos dos envolvidos.Para tanto uma gestão centrada na participação é preciso que seja repensado todo contexto da escola.
Na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional e no Plano de Nacional de Educação diz que os sistemas de ensino definirão normas da Gestão Democrática do Ensino Público, obedecendo aos princípios de participação dos profissionais e da comunidade. Isso significa que a democracia na escola só faz sentido se estiver vinculada a uma percepção de democratização da sociedade.
A gestão democrática da educação está vinculada aos mecanismos e a coordenação de atitudes que propõe a participação social: no planejamento e elaboração de políticas educacionais; na tomada de decisões; na escolha dos recursos e prioridade de aquisição; na execução de decisões colegiadas; nos períodos de avaliação na escola e na política educacional. Também a democratização do acesso e estratégias que garantam a permanência na escola, tendo como horizonte a universalidade do ensino para toda a população, como também o debate sobre a qualidade dessa educação para a sociedade.
Refletindo sobre o conceito de autonomia na escola, observa-se que este envolve duas dimensões: a jurídico-administrativa, e a socio-organizacional. A primeira dimensão corresponde à competência que os órgãos próprios da escola detêm para decidir sobre matérias nas áreas administrativas, pedagógica, e financeira. Na segunda dimensão a autonomia consiste no jogo de dependências e interdependências que