Tarefa IV
A primeira modalidade foi pesquisada através de uma entrevista realizada com uma professora que atua na EJA da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Gregória de Mendonça.
Ao ser questionada, sobre os principais problemas e dificuldades para a atuação na EJA, a professora aponta, a obrigatoriedade do aluno que não possui interesse em estudar, estar em sala de aula. Desta forma, tende-se a ter um aumento no número de evasão e reprovação nas escolas. Ressalta que no ponto de vista pessoal, acredita que tanto o jovem como o adulto, sente a necessidade e buscam sua escolarização.
Em relação aos problemas que geram conflitos, a entrevistada traz a discussão sobre os chamados alunos “turistas”, que recebem este título por irem para a escola, mas não adentrarem na sala de aula. Muitas vezes nestes casos, o contato com os pais ou responsáveis por estes alunos e por suas matrículas é difícil. Há casos em que o contato é realizado, porém os responsáveis não comparem, por consequência há um aumento da taxa de evasão e de reprovação. Nestes casos, às vezes, geram-se conflitos na busca e na compreensão dos responsáveis, em relação ao que está sendo apontado pela escola.
Outro empecilho existente nesta modalidade é sentido através do desânimo e cansaço dos alunos, que por sua vez, muitos deles são donas de casa com filhos, outros possuem uma grande jornada de trabalho... E nem todos encontram compreensão de seus motivos, por parte de alguns professores e/ou patrões.
Na visão do entrevistado, a EJA de nossa cidade, juntamente com a maioria da nossa região, apresenta uma boa qualidade, visto que tem por finalidade