Tarefa de leitura
Determinaçao da velocidade do som no ar como uma aplicação de ressonância.
MATERIAIS
Cano de PVC com embolo;
Diapasao de frequência conhecida;
Martelo de borracha;
Termômetro;
Paquímetro;
Trena.
INTRODUÇAO
O som é um tipo de onda mecânica que se propaga atraves do materiais , e que possui característica como frequência , velocidade e amplitude , intensidade e timbre.
O som , como toda onda , possui uma velocidade que pode ser calculada através da formula v= , onde é o comprimento de onda e f é a frequência da onda. Teoricamente , o valor da velocidade do som no ar é 340 m/s.A faixa de frequência a qual o ouvido humano consegue captar o som é 20Hz-20000Hz. Todo corpo possui uma frequência de vibraçao natural , e quando estes corpos recebem energia externa que coincida com essa frequência eles começam a vibrar , fenômeno chamado de ressonância.
Na pratica ,temos um tubo de PVC com uma coluna de ar que pode ser regulada através de um ebolo.Quando o diapasão é atingido pelo bastao , uma pertubacao faz com que a coluna de ar entre em ressonância e libere a energia em forma de onda sonora.A onda sonora é estacionaria , e possui vários nós , onde duas ondas se interferam. Cada h da coluna representa um no e o ponto onde o som tem maior intensidade.
Onda estacionaria e seus elementos.Fonte: http://www.infoescola.com/fisica/onda-estacionaria/
PROCEDIMENTO
Com o tubo totalmente completo pelo embolo golpeou-se o diapasão de frequência 440Hz.Golpeando repetidamente e ao mesmo tempo aumentando a coluna de ar no tubo , pôde –se observar uma altura de maior intensidade que seria o h1 , continuando o procedimento , encontrou-se o h2 e posteriormente o h3.Repetiu-se o processo três vezes.
Os resultados encontrados foram:
Aluno 1
Aluno 2
Aluno 3
MEDIA
h1(cm)
18,5
18,1
18,4
18,3 h2(cm) 58,4
58,7
58,6
58,56