Tarefa 4 Karl Marx
Baseou-se no estudo do capitalismo, fundador do comunismo moderno queria uma sociedade justa. Toda sua teoria gira em torno da luta entre classes, opressores X oprimidos, mais-valia, alienação, infraestrutura e superestrutura.
Mais-valia é descrito como a diferença entre o valor da força de trabalho e o valor da final da mercadoria, ou seja, salário pago menos (-) o valor da mercadoria produzida igual (=) mais-valia. Existem dois tipos de mais-valia, mais-valia absoluta e mais-valia relativa. Para que isto funcione é preciso que as diferenças entre as classes se mantenham.
Alienação, do Latim “alienus” significa “pertencente a outro”, é todo trabalho produzido pelo trabalhador que é estranho ao mesmo. Desta forma, a classe dominante consegue se manter no domínio da classe trabalhadora.
A infraestrutura remete aos meios de produção, forças de trabalho, tudo aquilo real, concreto, material, ligando o homem com a natureza, de onde tira sua força de trabalho. Sofre pouca influência da superestrutura. A superestrutura corresponde ao caminho das ideias, política, religião, leis, educação, instituições responsáveis pela produção ideológica. Guiado pelas classes dominantes, passando ideias voltadas ao interesse da burguesia. Sofrendo, em sua maior parte, influência da infraestrutura.
A educação, a escola atual no seu modelo capitalista, para Marx, é uma ferramenta de controle usada pelas classes dominantes, com distinção de classes, priorizando um ensino técnico e industrial, voltado para a formação de trabalhadores e não pensadores. Ou seja, uma parte da superestrutura que ensina as regras e vontades das classes dominantes. Deixando o proletariado cada vez mais alienado.
Marx defendia a educação socializada e igualitária a todos os cidadãos. Assim a educação ideal seria aquela que todos aprendem a mesma coisa, sem distinção de classes e ideias que prevalecem determinados grupos ou indivíduos. “Transformando” a alienação dos Homens em consciência