Tarefa 3 Para O Dia 15
1) De acordo com estudo desta unidade, podemos atribuir a Renascença uma uniformidade em relação ao seu aparecimento e à produção de seus pensadores? Por quê?
Resposta:
O período que iniciou a renascença, foi intensamente influenciado pelas ideias de Guilherme de Ockham, a partir daí muitos outros historiadores passaram a discutir as mesmas ideias, entretanto, cada um com sua opinião e diferentes maneiras de expressar a semelhança da renascença e o surgimento de seus pensadores, está justamente no fato que o período e os seus seguidores surgiram ao mesmo tempo.
2) Por que Maquiavel foi importante para a ciência política? Que contribuição esse pensador deixa para a questão do poder?
Resposta:
Ele contribuiu com a importância da separação política e ética, as suas ideias influenciaram as mudanças do governo que se desenvolveu e chegou até os dias de hoje. Não concordava com a restrição de autoridade ao governante, para ele o estado tinha que segurar o poder de todas as ações e ser um só. Naquela época não existia um estado sólido, e muitos à sua maneira comandavam as propriedades, portanto, Maquiavel teve a percepção da necessidade de um estado forte e unido para fins de sobrevivência.
Seu pensamento foi direcionado àqueles que queriam governar e manter-se no poder a "todo custo". Ensina como enganar inimigos, iludir o povo, saber os pontos fracos e fortes de cada um, enfim como vencer em tudo. Com certeza, imaginava um bom governante para administrar seu país (Itália) e não queria que ninguém o tirasse.
Assim, essa interpretação “maquiavélica” da esfera política foi o que permitiu surgir ideia de que “os fins justificam os meios”, embora não se possa atribuir literalmente essa frase a Maquiavel. Além disso, fez surgir no imaginário e no senso comum a ideia de que Maquiavel seria alguém articuloso e sem escrúpulo, dando origem à expressão “maquiavélica” para designar algo ou alguém dotado de certa maldade, frio e calculista.
O intelectual Nicolau