Tarefa 3 - Interpretação e implementação da ISO 9001
A gestão da qualidade é um dos fatores fundamentais para qualquer ramo empresarial, passa por todas as etapas dos processos relacionadas ao negócio. Vai desde a forma como a empresa é gerida, a seleção de mão-de-obra qualificada, da aquisição de boa matéria-prima, da produção, passando pela venda e pelo atendimento pós-venda. Além do entendimento sobre qualidade em si, uma boa gestão da qualidade precisa também da compreensão de conceitos como planejamento estratégico, ambiente, processos e o comportamento das pessoas para a qualidade.
A implantação da Certificação ISO 9001 (International Organization for Standardization) oferece, além da possibilidade de ampliar mercado, uma série de vantagens para as empresas com evidências no favorecimento de aumento do nível de organização interna, o que influencia no controle administrativo, atuando também no desempenho da produtividade. O seu valor é tão relevante que, como já é de praxe, muitas empresas passam a adotar o símbolo da ISO 9001 em sua própria identidade visual e até mesmo em sua logomarca.
Além desses benefícios, a ISO 9001 serve como termômetro para questões comerciais nas empresas, pois eleva uma credibilidade junto a seus clientes refletindo na evolução dos negócios. “Para os clientes, é uma vantagem significativa adquirir produtos e serviços de empresas certificadas, porque se sabe que essas têm e seguem requisitos importantes para a garantia dos processos de fabricação e prestação de serviços. Uma empresa que tem a certificação para uma garantia de produtos e serviços deverão ser produzidos seguindo as especificações