Tap uma visão estratégica
TAP UMA VISÃO ESTRATÉGICA
Lisboa, 22 de Novembro de 2010
Uma Visão Estratégica
Índice Tema Página
Introdução 4
Histórico da empresa 5
A TAP em números 6
Organização e Estruturas 7
Planeamento e Estratégia 10
Qualidade 18
Conclusão 20
Bibliografia e Cibergrafia 22
Introdução
A mudança é inevitável e no seu ritmo crescente gera um número cada vez maior de novas oportunidades estratégicas e competências internas, as quais nem sempre as organizações estão aptas a percepcionar e utilizar.
Surge então a Estratégia como uma área de suporte à gestão das empresas, a qual consiste em criar e cumprir o futuro, no qual a organização possa competir de forma mais eficiente e alcançar prosperidade e sustentabilidade.
As competências da Gestão Estratégica são aplicadas aos que lideram uma equipa ou planeiam o rumo de uma organização, seja de que dimensão for, em qualquer um dos sectores – privado, público ou de voluntariado.
Gestão Estratégica fornece-lhes as ferramentas que necessitam para tomar as decisões mais eficazes, ajudando-os a analisar a sua organização e a envolvente onde esta funciona, a planearem a abordagem estratégica e implementarem as mudanças necessárias. Além disso, fornece-lhes igualmente perspectivas sobre como ganhar vantagem competitiva sobre os mais variados concorrentes.
Como gestores, precisamos saber quais a melhores estratégias e compreender como podem ser usadas para o futuro da nossa equipa.
O desafio actual consiste na capacidade da organização reinventar, redesenhar negócios, a partir das actividades que tem no seu interior e habilitá-los, em momentos estrategicamente adequados, com estruturas e identidades próprias por forma a que a organização possa oferecer cada vez melhores bens/serviços com o objectivo máximo de captar e segurar os seus clientes.
“Aquele que se empenha a resolver as dificuldades resolve-as