Taoismo
O taoísmo surgiu no século II e incorporou alguns dos elementos religiosos mais antigos da China.
Da observação das leis da natureza, os mestres do taoísmo concluíram que tudo possui uma identidade, que vem de uma única fonte, o Tao. O significado dessa palavra chinesa é “caminho, trilha, estrada”. O Tao é o principal conceito do Taoísmo.
A libertação plena da alma estaria no retorno do homem ao Tao.
Alguns caminhos para isso seriam a meditação, a vida em harmonia e o desapego do mundo material.
Os Taoístas acreditam também na essência de todas as coisas. Além disso, existem no Taoísmo duas forças, o yin e o yang.
Rituais Taoístas
A função do ritual é fazer com que, através da meditação, do gesto, do movimento e do canto, possamos chegar a uma integração maior com o mundo sutil do sagrado. O ritual amplia a consciência, abre as fronteiras invisíveis e aproxima-nos da experiência mística.
Os rituais praticados na Sociedade Taoísta do Brasil foram organizados pelo Mestre Celestial há 2.000 anos.
O Ritual da Purificação é sóbrio e comedido. Sua prática purifica. Durante o ritual, são feitos pedidos para nos desenvolvermos espiritualmente e colaborarmos no desenvolvimento dos demais seres.
Já o Ritual da Oferenda é informal e passa sentimento de alegria. Durante este ritual, são realizadas oferendas variadas (frutas, flores, incenso, velas, alimentos, etc.) para as divindades, como forma de agradecimento e devoção.
O taoismo, também chamado daoismo e tauismo são uma tradição filosófica e religiosa originária da China que enfatiza a vida em harmonia com o Tao (romanizado atualmente como "Dão"). O termo chinês tao significa "caminho", "via" ou "princípio", e também pode ser encontrado em outras