tanto fez
A guerra entre a Inglaterra e a França, iniciada em 1754, rapidamente se tornou numa competição pelo domínio docontinente americano. Apesar da primeira metade deste conflito ter trazido alguns dissabores à Grã-Bretanha e às suascolónias, o facto é que depois de 1757 a Inglaterra e os seus aliados atingiram a França com um duro golpe, no decursoda Guerra dos Sete Anos.
Na América do Norte o conflito entrou numa segunda fase. O exército britânico, apoiado pelos seus aliados coloniais,levava a melhor: em 1759, os ingleses e as forças coloniais tomaram o Quebeque. No ano seguinte (1760), conquistaramMontreal, desmoronando assim o poderio francês na América (o Canadá Francês, ou Acádia). Por outro lado, isolaram oterritório francês de Luisiana, região em torno do baixo Mississipi, desligando-o do Canadá, entretanto submetido.
O resto deste conflito, travado na Europa, nas Índias Ocidentais, na Índia, na África e noutras regiões, reafirmou asuperioridade britânica e conduziu à capitulação da França em 1763.
Pelos termos do tratado de Paris, a França perdia todas as suas possessões no território continental da América doNorte. Toda a região a leste do Mississipi e todas as possessões francesas no território do atual Canadá foram cedidas àGrã-Bretanha. A Espanha, um aliado da França durante a guerra, cedeu a região da Florida, mas como compensação,foi-lhe garantido o controlo dos territórios franceses a leste do Mississípi.
Esta vitória da coroa britânica sobre a França arrastou consigo um sem número de problemas ao governo inglês: porcausa da guerra a dívida pública nacional duplicou e a vasta extensão do território norte-americano suscitava gravesquestões de segurança e de controlo do império.
Foram então estabelecidas medidas que fortaleciam a Marinha, através do reforço dos Navigation Acts, adotados peloParlamento inglês em 1764 e que obrigavam as mercadorias britânicas a serem transportadas, exclusivamente, em naviosde