Tanques soa
Tuberculose em Manaus, Estado do Amazonas: resultado de tratamento após a descentralização
Tuberculosis in Manaus, State of Amazon: Treatment Outcome Decentralization
Leni da Silva Marreiro Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura Municipal de Manaus-AM, Brasil Maria Auxiliadora da Cruz Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura Municipal de Manaus-AM, Brasil Maria de Nazaré Frota de Oliveira Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura Municipal de Manaus-AM, Brasil Marlucia da Silva Garrido Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura Municipal de Manaus-AM, Brasil
Resumo
No ano de 2003, as ações de controle da Tuberculose foram descentralizadas para a rede básica de saúde de Manaus-AM. A partir daí, os resultados de tratamento apresentaram alto índice de transferência e baixo índice de cura. Foi realizado um estudo retrospectivo e descritivo com o objetivo de estudar a situação de encerramento dos casos de tuberculose após o processo de descentralização. Foram revisadas 4.491 fichas de notificação para correção, inserção, exclusão e vinculação de casos. Os registros de 2003 e 2004 foram comparados nas situações antes e depois da revisão. Principais resultados: aumento do percentual de cura de 42,2% para 81,8% no ano de 2003, e de 28,6% para 76,9%, no ano de 2004; diminuição do percentual de transferências de 43,5% para 4,2% em 2003 e de 49,6% para 6,9% em 2004. O estudo contribuiu para a visualização de falhas operacionais e aprimoramento das ações executadas. Palavras-chave: tuberculose; tratamento; sistemas de informação; vigilância epidemiológica.
Summary
In 2003, measures to control Tuberculosis have been decentralized to the primary care network in Manaus, the capital city of the State of Amazon. From that moment on, the results of treatment have shown high transfer rate and low cure rate. A retrospective and descriptive study was done to evaluate the process of closing cases of tuberculosis after the decentralization process.