Tanque de xarope
Projeto de melhoria no sistema de reaproveitamento de água existente na empresa AmBev
JUNDIAÍ
2013
Engenharia Elétrica/Eletrônica
Turma EE0P44
1.0. Resumo:
Este projeto consiste em melhorar o reaproveitamento de água na linha de produção L-565 que temos na empresa AMBEV.
Esta linha tinha muitos problemas de automação relacionada ao reaproveitamento da água que enxagua o rinser.
Este reaproveitamento de água atualmente não está funcionando de forma corretamente, ele possui um tanque de 1 metro de altura, e seu nível era verificada através de uma sonda de nível, onde a mesma envia um sinal de 4 a 20 mA para uma entrada do CLP(Controlador Lógico Programável).
Porém esta entrada de sinal é desabilitada quando o operador da máquina vai fazer alguma correção no equipamento, ou é feito alguma manutenção emergencial ou corretiva. A entrada se desabilita devido às condições de segurança do equipamento, para que quando se acionasse uma interrupção à máquina desabilita as fontes de energia do equipamento atendendo as condições de segurança do mesmo. A causa disto é uma perda enorme de água sendo que com cada parada de 1 minuto são jogados fora mais de 500 litros de água declorada com 1 a 2 ppms de cloro.
Com base nisso, propus a colocação da mesma sonda de nível, para detecção de nível do tanque, porém com um circuito totalmente separado do equipamento vindo a trabalhar de forma separada. Foi proposto um desenvolvimento de um hardware totalmente novo e projetado desde a placa de circuito impresso, a demais componentes.
O objetivo da implantação deste projeto de melhoria é que mesmo com a intervenção do operador ou técnico na linha o reaproveitamento de água funcionará de forma independente.
2.0. Introdução:
Este projeto consiste em melhorar o reaproveitamento de água na linha de produção L-565 que temos na empresa AMBEV. Atualmente