Taninos
1. CLASSE DE METABÓLITOS
Taninos
2. NOME DA PRÁTICA
Extração e caracterização de Taninos 3. PRINCIPAL ATIVIDADE RELACIONADA À CLASSE
Adstringente pela precipitação de proteínas. A função adstringente causa outras ações: Hemostático, antidiarreico e antioxidante. 4. DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA 5.1 Extração: I. Realizamos o método extrativo de decocção; II. Primeiramente, cominuimos uma folhas de goiabeira (Psidium guajava L.) e pesamos até conseguirmos 2,5g da droga vegetal; III. Em uma proveta, medimos exatamente 50ml de água destilada e transferimos para um bécker. Levamos o bécker ao aquecimento e cobrimos com vidro relógio; IV. Quando a solução extrativa começou a ferver, adicionamos 2,5g da droga vegetal e deixamos em fervura por 15 minutos, passados os 15 minutos tiramos do aquecimento e aguardamos o resfriamento. V. Após resfriamento, filtramos o extrato com auxílio de funil e papel filtro.
5.2 Caracterização: Realizamos cinco reações de caracterização: Reação de Stiasny (I), Reação com Sais de Ferro (II), Reação com Acetato de Chumbo (III), Reação com Vanilina Clorídrica (IV) e Reação com Ácido Nitroso (V).
VI. Enquanto aguardávamos o resfriamento do extrato, preparamos a reação de Stiasny (I); VII. Reação I: Em uma capela, medimos exatamente 5ml de HCl concentrado e 10ml de Formol. Transferimos para um balão de fundo chato e tampamos com vidro relógio; VIII. Dentro do balão, adicionamos pérolas de vidro e submetemos a refluxo por 20 minutos; IX. Após resfriamento do extrato de Psidium guajava L. preparamos as demais reações de caracterização; X. Reação II: Medimos 0,5ml do extrato e transferimos para um tubo de ensaio. Adicionamos ao tubo 2ml de água destilada e duas gotas de Solução de Cloreto Férrico 1% em Metanol. Homogeneizamos e observamos a reação; XI. Reação III: Medimos 0,5ml do extrato e transferimos para um tubo de ensaio.