Tangram
O Tangran é considerado como parte da categoria quebra-cabeças, mas possui algumas diferenças. Os quebras-cabeças tradicionalmente conhecidos são compostos por várias partes que, quando coordenadas, possibilitam a construção de uma figura, sendo que cada uma das peças ocupa sempre a mesma posição e tem, portanto, um lugar definido e uma relação de vizinhança única entre si. Já o Tangran difere desses aspectos quanto à estrutura, pois possui um número reduzido de peças e um lugar variável para a colocação de cada uma delas, dependendo da figura construída. Nesse jogo, são muitas as possibilidades de disposição espacial de uma peça, especialmente se forem observadas as diferentes combinações em relação às outras.
Petty e Passos , (apud Albuquerque, s.d., p.19):
Não existe uma chave para decifrar os enigmas propostos. Cada um deles é um novo problema, como se estivesse sido inventado por uma esfinge diferente. Isto é muito bom: elimina qualquer possibilidade de camaradagem com o desafiante. Cada problema colocado tem uma solução própria, de forma que se torna muito difícil decorar qualquer uma delas. Além disso, existe, em muitos casos, mais de uma resposta para o mesmo Tangran.
Conclui-se que quem se aventurar a jogar Tangran logo aprende que ter boa memória e conhecer as peças são aspectos insuficientes para construir as