Tamirys
Como tentativa de acalmar e dar fim em todo o caos causado pela guerra civil, a comunidade internacional implantou uma missão de paz das Nações Unidas para restabelecer o aparelho estatal, visando alcançar a ordem, contenco a guerra civil e cessando o fogo entre os grupos beligerantes, para assim facilitar e proteger a ajuda humitária, foi com este principio que se deu o inicio a Operação das Nações Unidas na Somália (UNOSOM I), que atuou apenas durante o mês de abril a dezembro de 1992, e nesta época a fome se agravou de maneira brusca, tendo um resultado de aproximadamente 300 mil mortes.
Em decorrência da UNOSOM, os Estados Unidos liberaram a missao Força Tarefa Unificada (UNITAF) que fora sancionada pelas Nações Unidas, esta ampliou-se para reforçar a UNISSOM I. A UNITAF criou condiçoes para implementação da ajuda humanitária, mas não conseguiu o desarmamento e a conciliação enre os grupos que utavam pelo poder, seu período de atuação foi de dezembro de 1992 a março de 1993.
A diferença fndamental entre as duas forças em ação na Somália era que a pequena e militarmente fraca UNOSOM I possuía uma estratégia diplomática claramente definida, já a extensa e poderosa UNITAF possuía todos os recursos, mas insistiu em limitar seu mandato a uma ação contida e apolítica.
Sem muito sucesso dessas duas tentativas apontadas anteriormente, as Nações Unidas enviaram a UNISSOM II em maio de 1993, com os mesmos objetivos das anteiores, de restaurar a paz, a lei e a ordem, mas com ênfase no