Tamara provas
A ampliação do comércio internacional consolidou o sistema capitalista dentro de uma sociedade de classes, na qual, de um lado, surgia e se fortalecia uma burguesia mercantil do outro lado, o proletariado que tinha a oferecer sua força de trabalho em troca de salário.
O capitalismo se formou a partir da decadência do feudalismo Foram dois séculos de amadurecimento até a Revolução Industrial (1750). As inovações técnicas (maquino- faturas) aliadas às riquezas provenientes das áreas colonizadas acabaram por promover um acúmulo de capital e uma crescente expansão da economia.
Surgiu, assim, a necessidade de garantir o fornecimento de matérias-primas, dominar os mercados consumidores e aplicar o capital de maneira segura, aumentando a capacidade de produzir e, consequentemente, os lucros. A riqueza provinha, então, da capacidade de produzir mercadorias e não mais do comércio.
Karl Marx cria a ideia de classes sociais.
Classe dominante (gera emprego)
* Classe dominada ( trabalhadores)
Capitalismo x Socialismo
FEUDALISMO
Sistema de organização sociopolítico baseado nas relações de soberania e vassalagem.
Tinha poder descentralizado, tinha economia agropecuária de subsistência de trabalho servil. Não se tinha moeda e comércio. Todos os poderes, jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos de lotes de terras (feudos).
Sociedade feudal era formada por:
* Nobres> Donos das terras
* Clero> poder religioso e político (estudiosos).
* Servos> camponeses, presos á terra.
* Vassalos> ofereciam ao Sr. Feudal fidelidade e trabalho em terras e no meio de produção. Não acesso ao estudo.
Religião Na