TAMAR
INSTRUCIONAL
DIRETORIA DE HIDROGRAFIA E NAVEGAÇÃO
Nivelamento de F ísica
Aula XXV
Fontes de Campo Magnético
As primeiras fontes de campo magnético conhecidas foram os imãs permanentes. Um mês depois de Oersted anunciar a descoberta de que a posição da agulha de uma bússola é afetada por uma corrente elétrica, Jean Baptiste Biot e Felix Savart usaram um imã permanente para medir a força nas proximidades de um fio comprido e analisaram os resultados em termos do campo magnético produzido por elementos de corrente ao longo do fio. André-Marie Ampère levou adiante esses experimentos e mostrou que um fio percorrido por corrente também experimenta uma força na presença de um campo magnético e que dois fios percorridos por uma corrente elétrica se atraem ou se repelem mutuamente, dependendo do sentido da corrente.
Vamos começar este capítulo estudando os campos magnéticos produzidos por uma única partícula carregada e pelas partículas associadas a um elemento de corrente. Em seguida, calcularemos os campos magnéticos associados a algumas configurações simples, como um fio reto, uma espira e um solenóide. A seguir, discutiremos a lei de Ampère, que relaciona a integral de linha do campo magnético ao longo de uma curva fechada à corrente total que a atravessa. Finalmente, discutiremos as propriedades magnéticas da matéria.
O campo magnético terrestre assemelha-se a um dipólo magnético com seus pólos próximos aos pólos geográficos da Terra. Uma linha imaginária traçada entre os pólos sul e norte magnéticos apresenta uma inclinação de aproximadamente 11,3º relativa ao eixo de rotação da Terra. A teoria do dínamo é a mais aceita para explicar a origem do campo, que estende-se por dezenas de milhares de quilômetros no espaço, formando a chamada magnetosfera.
Pólo Magnético
Declinação magnética do norte verdadeiro em 2000.
A localização dos pólos não é