TALUDES
GEOLOGIA E MECÂNICA DOS SOLOS
PROFESSOR PAULO TIBERIO KUCERA GARCEZ
BRUNO HACK PIOVEZAN
FABIO AIGNER
JAISON PEREIRA
TALUDES
CHAPECÓ-SC
2013
Talude
Talude compreende qualquer superfície inclinada que limita um maciço de terra, de rocha ou de ambos. Segundo Caputo (1988b), podem ser naturais, casos das encostas ou vertentes, ou artificiais, como os taludes de cortes e aterros. A Figura 2 mostra a terminologia usualmente adotada.
Naturais E Artificiais
Talude natural (encosta): é aquele que foi formado naturalmente pela natureza, pela ação geológica ou pela ação das intempéries (chuva, sol, vento, etc.). Presença de diferentes materiais, maior complexidade geológica, maior heterogeneidade e anisotropia. Encontramos os taludes naturais principalmente nas encostas de montanhas.
.
Talude artificial (barragem de terra): é aquele que foi construído pelo homem. Encontramos taludes artificiais nas minas a céu aberto, nas barragens de reservatório de água, nas laterais de estradas e ruas, na escavação de uma vala para assentamento de tubo de água e até nos fundos das casas construídas em local em aclive (terreno subindo) ou declive (terreno descendo). Presença de materiais pré-selecionados, controle dos procedimentos construtivos.
Partes De Um Talude
Crista é a parte mais alta do talude.
Pé é a parte mais baixa do talude.
Altura do talude (H) é a diferença de cota entre a crista e o pé.
Ângulo ou inclinação do talude é o ângulo, em graus, entre a horizontal e a reta média entre a crista e o pé e é representada pela letra grega teta (q).
Corpo ou maciço do talude é a parte interna do talude e é a parte em que geólogos e engenheiros estudam a sua constituição, isto é, que tipo de material (argila, silte, areia, rocha, etc.) e suas propriedades como coesão, limite de plasticidade, etc.
Rede de Percolação é a trajetória que a água faz dentro do maciço do talude. Uma parte da rede é constituída