Tales demileto

1676 palavras 7 páginas
da natureza, mas, em virtude da terceira, Tales se torna o primeiro filósofo grego".
Biografia
Tales de Mileto era filho de pais ricos e nobres: Esamio e Cleobulina, de ascendência fenícia, nasceu em uma antiga colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia, por volta de 624 ou 625 a.C. e faleceu aproximadamente em 556 ou 558 a.C, foi o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. Ele é o marco inicial da filosofia ocidental.
Também sobre os primeiros anos de sua vida muito pouco é conhecido; em sua vida de adulto foi comerciante, demonstrando talento excepcional nessa atividade, ele utilizando de suas habilidades, soube prosperar como um eficiente mercador a ponto de se tornar rico e ganhar condições para viajar muito, em uma dessas viagens visitou o Egito, onde entrou em contato com a científica.
Tales durante a sua estadia no Egito estudou Astronomia e Geometria já então bastante evoluída, aprendeu a calcular a altura das pirâmides e medir as distâncias dos navios no mar. Estes conhecimentos lhe vieram dos sacerdotes egípcios, depositários da Ciência. Mas, ao contrário de seus mestres - que transmitiam esses conhecimentos como segredos profissionais conquistados duramente e desligados uns dos outros, Tales pretendeu encontrar neles ordem e razão, estabelecendo uma lógica. Quis, em suma, procurar os caminhos de uma "geometria", como um conjunto ordenado e coerente de proposições que contivesse, em uma sucessão objetiva, as verdades geométricas conhecidas fragmentariamente pelos egípcios.
É possível dizer, mesmo, que Tales forneceu uma nova feição aos conhecimentos egípcios: transformou a geometria, de uma ciência de noções apenas esparsas, num sistema lógico. Depois disso, seguindo seus passos, outros geômetras e matemáticos gregos construíram um sistema matemático e geométrico que permaneceu como a expressão máxima da Ciência da antiguidade, só superada na época do Renascimento.
Também os estudos astronômicos de Tales, ainda que rudimentares, serviram

Relacionados

  • biologia
    482 palavras | 2 páginas
  • Filósofos pré-socráticos
    2648 palavras | 11 páginas
  • História do Átomo
    3513 palavras | 15 páginas