tales de mileto
Tales é apontado com um dos sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica. Considerado, também, o primeiro filósofo da "physis",porque outros, depois dele, seguiram-o buscando o princípio natural das coisas. Mesmo que discordando do "conteúdo" dessa natureza, ainda assim concordavam com Tales no que dizia respeito à existênciadessa natureza primordial. Tales considerava a água como a origem de todas as coisas. Porém, não se sabe, exatamente, o que ele quis dizer com isso.
Em suas andanças, conhece as obras de váriosmatemáticos e astrônomos da região. Ao se aposentar, dedica-se à matemática e estabelece os primeiros postulados básicos da geometria. Estuda retas e ângulos e faz demonstrações formais rigorosas sobre ageometria do círculo e do triângulo isósceles. A ele se atribui o cálculo da altura de uma pirâmide baseado no comprimento de sua sombra, em determinado horário do dia e dependendo da posição do Sol.Suas idéias filosóficas são conhecidas graças à obra Metafísica, de Aristóteles, porque nenhum de seus escritos sobreviveu.
Foi o primeiro astrônomo a explicar o eclipse do Sol, ao verificar que a Lua éiluminada por esse astro.
Segundo Heródoto, Tales teria previsto um eclipse solar em 585 a.C. Segundo Aristóteles, o tal eclipse marca o momento em que começa a filosofia. Os astrônomos modernoscalculam que a eclipse se apresentou em 28 de Maio do ano mencionado por Heródoto.