Taina Santos 1
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – 2º PERÍODO
TRABALHO – ATIVIDADE TRATAMENTO ESPECIAL.
Trabalho apresentado pela acadêmica Tainá Santos, como requisito parcial de avaliação da disciplina de Fundamentos Teóricos e metodológicos II, ministrada pela professora Mestra Adriana Medalha.
NOVEMBRO DE 2014
Capitulo 1 – Uma Concepção Teórica da Reprodução das Relações Sociais.
A vida em sociedade ocasiona a produção. A produção é uma atividade social. Por isso, para ser possível haver produção e reprodução dos meios de vida, os homens estabelecem determinados vínculos e relações mútuas, dentro e por intermédio dos quais exercem uma ação transformadora da natureza, ou seja, realizam a produção.
É essencialmente histórica e ela não está ligada apenas a produção de objetos materiais, mas também de relação social entre pessoas, entre classes sociais que personificam determinadas categorias econômicas.
A reprodução das relações sociais e como também do capitalismo, é um resultado do processo social, a reprodução de um determinado modo de vida que envolve o cotidiano da vida em sociedade. Podemos ver então que o modo de viver e trabalhar, de forma socialmente determinada, constitui assim os indivíduos em sociedade. A forma com que a mercadoria se apresenta ao comprador não deixa ver as condições de trabalho em que ela foi realizada. A relação existente entre capital e trabalho é de oposição e de fortes vínculos pela necessidade de um ao outro, dessa forma ela é contraditória e conflituosa. As mercadorias não estão relacionadas apenas a valores de uso, mas elas têm também o seu viés social, pois são produto do trabalho humano geral. São valores, na medida em que materializam a força humana em trabalho.
O conceito de capital se refere aos proprietários dos meios de produção (os empresários) e o conceito de trabalho se refere aos trabalhadores. Capital e