Tailandia
As províncias estão reunidas em 4 regiões que não possuem função administrativa e são utilizadas apenas para fins estatísticos e geográficos, são elas: Central, Norte, Nordeste e Sul.
Em algumas ocasiões a Região Central se divide em duas, Região Leste e Região Central, conforme divisão apresentada a seguir.
A Metrópole de Bangkok apesar de pertencer a Região Central, para fins de Censo, é apresentada destacada desta região.
O nome de cada província é o mesmo de sua capital, algumas vezes com o prefixo Mueang (ou Muang) para evitar confusão com a província.
Com a exceção da província Songkhla, a capital é também a maior cidade da província. A Metrópole de Bangkok, a única municipalidade, é a divisão administrativa com maior população e densidade demográfica; Nakhon Ratchasima é a maior província; Samut Songkhram é a menor província; Mae Hong Son é a província de menor densidade demográfica; Ranong é a província com menor população;
(censo de 2000).
Cada província é administrada por um governador, nomeado pelo Ministro do Interior. A única exceção é a municipalidade de Bangkok, onde se elege o governador.
De acordo com o censo de 2000, as províncias e a municipalidade estão subdivididas em 795 distritos (amphoes ou amphurs) e 81 subdistritos(king amphoes). Os distritos e subdistritos se dividem por sua vez em 7.255 tambons (comunas) e estes em 69.866 moobans (povoados). Os 50 distritos de Bangkok são chamados khets ou amphoes