Taguchi
Genichi Taguchi
Genichi Taguchi nasceu em 1 º de janeiro de 1924, em Tokamachi, Japão. É engenheiro e estatístico. Da década de 1950 em diante, desenvolveu uma metodologia que utilizava a aplicação de métodos estatísticos objetivando melhorar a qualidade dos produtos manufaturados. Esses métodos geraram controvérsias entre alguns estudiosos mais convencionais, porém a inovação de Taguchi trouxe conceitos e extensões que representam o escopo deste conhecimento.
A definição de qualidade dada pelo Dr. Taguchi, visa fundamentalmente o cliente final. A qualidade é definida de uma maneira negativa:
"Qualidade é a perda imposta á atividade a partir do momento em que o produto é expedido"
As principais ferramentas de qualidade para o autor são descritas em 4 pontos principais, sendo eles:
1. Em um mercado competitivo, a melhoria contínua da qualidade e a redução de custos são necessárias para que as empresas sobrevivam.
2. Uma medida importante da qualidade de um determinado artigo produzido é o custo total que esse artigo infringe na sociedade.
3. A perda de um consumidor devido a má qualidade é aproximadamente igual ao quadrado do desvio da sua característica de desempenho em relação ao seu objetivo ou valor nominal.
4. A variação da desempenho de um produto onde um serviço pode ser reduzido, se observarmos os efeitos não lineares que os fatores (parâmetros) têm nas características de performance. Qualquer pequeno desvio do valor objetivo, conduz a uma qualidade.
A metodologia de Taguchi
A metodologia proposta por Genechi Taguchi, no início da década de 80, apresenta três objetivos principais:
1) Projetar produtos ou processos que sejam robustos em relação às condições ambientais;
2) Projetar e desenvolver produtos que sejam robustos à variabilidade de seus componentes;
3) Minimizar a variabilidade em torno de um valor nominal.
O termo robusto pode ser aplicado para produtos e