TAE Aula 3 AA TEMPLATE
Tecnologias Aplicadas à Educação
Aula-Tema 3 - Atividade de Autodesenvolvimento
NOME DO ALUNO:
RA:
Direito Autoral e Plágio
Direitos autorais: é o direito que o autor tem de que sua obra não seja copiada sem sua autorização. Plágio: é a cópia parcial ou total do trabalho de um autor, sem as aspas e sem suas referências bibliográficas, e, ainda, se passar como de sua própria autoria.
TICs: significa Tecnologia da Informação e Comunicação, que engloba vários meios de comunicação, conhecidos como sistemas de informação.
Existe uma relação entre direitos autorais e plágio, que é a cópia no meio de comunicação e não declarado com sua real autoria.
Exemplos de plágio público:
•
Shakira condenada em 2010 por plágio com a música “Loca”.
•
Foi plágio a partitura de George Martin para a canção “All You Need Is Love”, dos Beatles
(1967).
•
O cantor Roberto Carlos, com a música "Loucuras de Amor“, foi condenado por plágio em
2004.
2
Estratégias de ensino-aprendizagem: o Direito Autoral e o Domínio Público
O assunto da aula foi mal informado, quanto à solicitação da pesquisa, pois o professor deveria ter sido mais específico ao solicitar esse tipo de atividade.
Solicitar uma pesquisa sobre o tema da última aula na internet, não foi suficiente para a discussão em grupo, pois ao debaterem em si, não saberão especificar o porquê daquele acontecimento, quais os fundamentos e o que levou a chegar naquela conclusão. Houve, com certeza, uma confusão de ideias.
As referências bibliográficas são como raízes, que, ao meu ver, são a base para todo o discernimento de uma conclusão.
O professor também deveria ter especificado aos seus alunos, essa necessidade das referências e as diferenças entre os direitos autorais, sobre que o autor tem o direito de que sua obra não seja copiada e sobre o domínio público, de autores falecidos e ou desconhecidos. 3
Formas possíveis para se evitar o plágio
1- Entenda o que é o plágio.
2- Esteja familiarizado