Tadashi
Eric Tadashi Sales Nakamura; 1710974
Definimos função como uma relação. Se houver dois ou mais conjuntos, os quais se relacionam entre eles. Por exemplo, se existir dois conjuntos em que todos os elementos de um conjunto, e cada um deles estiver relacionado com apenas um elemento do outro conjunto é o que definimos como função; um elemento se relacionando com outro. Com essa definição, podemos dizer que função é um tipo de dependência, um valor depende do outro. Matematicamente podemos dizer que função é uma relação entre dois valores, como por exemplo f(x) = x², em que um valor de “x” se relaciona com y, assim se x = 2; f(x) = 4. Os valores que x pode assumir na função, é denominado de domínio da função, e os valores de f(x) que se relacionam com os valores de x, é denominado imagem da função. X f(x)
Uma função pode ser representada no diagrama de flechas, como é representado acima, em que no primeiro conjunto está apresentado os valores de x, e no segundo os valores de f(x), que é obtido a partir dos valores de x. No dia a dia, as pessoas costumam usar funções mesmo sem perceberem, como por exemplo em um taxi. Quando uma pessoa “pega” um taxi, ela paga um valor fixo denominado de bandeira, mais o valor da quilometragem. Então definimos um valor fixo para bandeira de 5 reais e 1,5 reais o valor do quilometro rodado, por exemplo. Deste modo a função é dada f(x) = 1,5.x + 5, em que x é a quantidade de quilômetros rodados. Assim, se uma pessoa rodou 20 km, a equação ficará f(x) = 1,5.20 + 5, portanto a pessoa terá de pagar 30 reais.
Outro exemplo de função que usamos no cotidiano, é a de conversão de temperatura, a qual usamos para converter a temperatura de graus célsius para graus fahrenheit, e vice versa. A função é dada por C/5 = (F – 32)/9, onde F é a temperatura em graus fahrenheit, e C é a temperatura em graus célsius. Então, se a temperatura for 0 °C , pela função, a