Tacômetro
APRESENTAÇÃO
O tacômetro é usado para medir a velocidade angular de eixos rotativos. Essa medição pode ser expressa em diferentes formas, sendo mais utilizada em rotações por minuto (RPM).
Existem dois tipos principais de tacômetros, os mecânicos e os elétricos. Uma das principais diferenças entre os dois tipos é a potência retirada do eixo que gira, uma vez que os tacômetros mecânicos em geral tomam mais potência do eixo rotativo. Isso significa que a velocidade de rotação do eixo pode ser significativamente reduzida quando um tacômetro mecânico é utilizado.
Um exemplo bem conhecido de tacômetro é o conta-giros de um automóvel.
Acadêmicos: Eduardo L. de Oliveira, Natan Devens,
Paulo Sossa, Uilian Dreyer e William L. Scarpim
Disciplina: Medidas Elétricas Experimentais
Professor: Maxwell Martins de Menezes
Figura 1 – Tacômetro Digital.
O TACÔMETRO MECÂNICO
Curso: Engenharia Elétrica
O primeiro tacômetro mecânico foi inventado em 1817 pelo alemão Diedrich Uhlhorn, que a partir de 1840 foi usado para medir a velocidade das locomotivas. O tipo mais comum de tacômetro mecânico utiliza a força centrífuga produzida por massas que são giradas em torno do eixo, assim, alongando ou comprimindo uma mola mecânica. Na Figura 2 é exemplificado o funcionamento de um tacômetro mecânico de eixo vertical, aonde:
•
•
•
•
•
Figura 2 – Um Tacômetro Mecânico.
As duas massas, A e B, são ligadas à braços que giram com o eixo;
Os braços sofrem a ação de uma força, o peso do colar, que tende a estirá-los e os mantém próximos do eixo;
Quando o eixo gira, as massas A e B movem-se para fora e quanto maior a velocidade angular do eixo, mais se afastam dele. Esse movimento de A e B resulta no deslizamento para cima do colar no eixo, o que faz o ponteiro mover-se pela escala;
A posição do ponteiro na escala depende assim da velocidade angular do eixo;
A velocidade máxima que esses dispositivos podem medir é de 40.000 RPM com uma precisão de ±1%.
O tacômetro mecânico ainda é