tacometro
É um aparelho utilizado para medir o numero de rotações de um sistema, também conhecido como conta- giros ou conta-voltas.
Função
Em varias aplicações indústrias e necessário equipamentos para medir a rotações de eixos, engrenagens ou qualquer outra peça.
Os tacômetros podem ser usados de forma simples com geradores AC ou DC para calibrar a rotação de um eixo através da medida da voltagem produzida por um gerador ou sinal de frequência de uma potência. Conforme a velocidade aumenta, a magnitude e a frequência da voltagem irão crescer de forma proporcional. Os tacômetros que medem frequência funcionam através do mesmo princípio, mas sua operação é um pouco mais complicada.
Unidade
A unidade utilizada nesse equipamento é o RPM, ou seja, rotações por minuto, de modo geral para máquinas rotativas, geradoras ou motoras.
Observação: no SI a unidade é radiano por segundo
Modelos de tacômetro Tacômetro mecânico: O tacômetro mecânico mais utilizado é o típico contador de revoluções empregado para medir localmente a velocidade de rotação de todas as classes de máquinas ou dispositivos giratórios. Este contador consiste basicamente em um eixo flexível terminado em forma de ponta que se apoia sobre o centro da peça giratória. Ao girar, eixo flexível move, através de um trem de engrenagens, dois diais calibrados concêntricos, (um exterior, e outro interior).
Tacômetro de voltagem: Tacômetros que usam voltagem para determinar velocidade incluem os tipos com gerador DC e tacômetros de resistência. A base do funcionamento desses dispositivos é simples: a diferença de potência produzida depende da velocidade de giro. Esse tipo de tacômetro é capaz de dar a direção da rotação junto com a velocidade, o que é essencial para prover os sinais retroativos necessários. Um voltímetro comum é usado para esse tipo de informação.
Tacômetro de frequência: tacômetro de frequência calcula o número de pulsos que são produzidos por um tacômetro