Tacoma narrows
O Objeto de estudo foi o vídeo apresentado na aula da disciplina Introdução a Engenharia que trouxe a pauta um dos maiores desastres da engenharia civil mundial.
A ponte Tacoma Narrows, foi construída em 1940, no estado de Washington, nos Estados Unidos da América. Ela veio abaixo em apenas quatro meses após sua inauguração. Tornou-se uma atração turística porque oscilava a cada vez que passavam ventos fortes por ela. “Todos queriam dirigir ou caminhar sobre a ponte que se movia tal como uma montanha-russa ou rua de gelatina”, Diz o site praticandofisica.com. br.
2. DESENVOLVIMENTO
A ponte foi projetada por um engenheiro que a tornaria, o seu auge da carreira, com a ideia de fazer uma ponte mais suspensa, estreita, elegante e econômica. Foi projetada pra suportar um trafego muito grande. Segundo o vídeo “A queda da Ponte Tacoma Narrows”, em 1938 enormes ancoras de concreto foram lançadas no Estreito de Puget, em Washington ( EUA), e a construção de umas da maiores pontes do mundo teve inicio. Por mais de um ano e meio os trabalhadores, elegeram torres de 135m, lançaram canos de 43 cm de espessura e construíram a estrada de 1,5km através do Estreito.
Quando o vento aumentava, acontecia um fenômeno no qual a ponte se contorcia e oscilava conhecida como aérea elasticidade. Mas, apesar do problema de designe, a ponte foi inaugurada. No entanto, depois de quatro meses ventos de 67 km/h que afunilaram pelo Estreito, transformaram a ponte em 1,5 km de ferro retorcido, tida pista oscilava por volta de 9m de cada lado.
Neste mesmo vídeo, nos é apontado um acontecimento, no qual um motorista que passava pela ponte, abandonou sem carro e deixou seu cão e carro, para traz, temendo que a ponte caísse, mesmo assim um observador tentou fazer um resgate, mas foi forçado a retroceder, pois a ponte começou a quebrar, os cabos de 4000 t foram esticados ao seu ponto máximo. Em sete de novembro, de 1940, a ponte pênsil de 1600m, que na madrugada sofreu com