Tabulando pesquisa de mercado
Tabulação dos dados
Na tabulação dos dados, também conhecida como parte chata do processo, você vai organizar todas as respostas obtidas.
Se você usou mais perguntas fechadas (alternativas) do que abertas (discursivas) essa parte vai ser moleza. Basta tabular os dados (colocar os dados em uma tabela, Excel é a melhor opção para esse caso) e mandar bala nas tabelas dinâmicas.
O legal de se saber usar tabelas dinâmicas pra esse tipo de análise é que fica fácil de comparar um dado com outro e encontrar novas informações. Por isso use sua criatividade enquanto estiver analisando os dados para tentar encontrar respostas interessantes.
Por exemplo, cruze respostas a perguntas do tipo “Você compraria o produto X?” com resposta do produto “Qual é sua faixa de renda” ou ainda “Qual seu sexo”. Esse tipo de informação pode lhe dizer que seu produto tem mais probabilidade de ser comprado por pessoas do sexo X e classe Y.
Se você usou perguntas abertas… bem, como disse antes, a vantagem de perguntas abertas é que as respostas são mais ricas mas para tabular elas dão um pouco de trabalho.
Se seu interesse com esse tipo de pergunta era justamente criar um “brainstorm” de novas idéias vindas dos clientes, então ótimo. Você precisa ler todas as respostas com atenção e começar a captar possíveis idéias ou padrões entre as respostas.
Uma idéia é ir montando uma listinha de pedidos, sugestões ou críticas e contar quantas vezes eles reaparecem durante as respostas. Assim você pode priorizá-los conforme o maior numero de “votos”.
Outra abordagem pode ser listar todas as respostas para uma determinada pergunta e inserir em uma coluna ao lado palavras chave que aparecem durante a resposta, como “atendimento”, “qualidade de serviço” ou até “preço muito alto”. Assim no final do processo, você pode contar quais “palavras” aparecem mais