tabu
Pesquisa realizada sobre a erosão do solo
Boa vista/RR
Outubro de 2013
Alisson Lima
Geovane Pinheiro
Jarlison Borges
Thais Alexandre
Pesquisa realizada sobre a erosão do solo
Boa vista/RR
Outubro de 2013
Conceito de Erosão
Erosão é o desgaste do solo e das rochas e seu transporte, em geral feito pela água da chuva, pelo vento. A erosão destrói as estruturas (areias, argilas, óxidos e húmus) que compõem o solo. Estas são transportadas para as partes mais baixas dos relevos e em geral vão obstruir cursos d'água. A erosão causa a desnutrição do solo. Levam seus nutrientes e sais minerais existentes para as partes baixas, geralmente rios.
A erosão é um problema muito sério, devem ser adaptadas práticas de conservação de solo para minimizar o problema.
Em solos cobertos pela vegetação a erosão é muito pequena e quase inexistente, mas é um processo natural sempre presente e importante para a formação dos relevos. O problema ocorre quando o homem destrói as vegetações, para uso agrícola e deixa o solo exposto, porque a erosão torna-se severa, e pode levar a desertificação.
Tipos de Erosão
Erosão por gravidade
Consiste no movimento de rochas e sedimentos montanha abaixo principalmente devido à força da gravidade.
Erosão pluvial
A erosão pluvial é provocada pela retirada de material da parte superficial do solo pelas águas da chuva. Esta ação é acelerada quando a água encontra o solo desprotegido de vegetação. A primeira ação da chuva se dá através do impacto das gotas d'água sobre o solo.
Erosão eólica
Ocorre quando o vento transporta partículas diminutas que se chocam contra rochas e se dividem em mais partículas que se chocam contra outras rochas. Podem ser vistas nos desertos na forma de dunas e de montanhas retangulares ou também em zonas relativamente secas.
A erosão marinha é um longo processo de atrito da água do mar com as rochas