tabelas biometricas
Pedro Paulo Miranda1
Curso de Especialização em Gestão Em Seguros
Carlos Alberto Tarasiuk
Atuário.
RESUMO
Na contemporaneidade o seguro se desenvolveu pela utilização de modelos matemáticos, fixando com relativa precisão o cálculo do prêmio a ser cobrado. Os métodos estatísticos, probabilidades e o estudo da demografia são usados para garantir que os riscos sejam cuidadosamente avaliados, e os prêmios sejam estabelecidos adequadamente pelos classificadores de riscos. O membro de um grupo que vier a sofrer significativa perda esta pode ser abrandada pela repartição entre todos através do pagamento de uma quantia módica: o prêmio. A atuária utiliza-se dos conhecimentos científicos acima citados para estudar as bases técnicas dos seguros numa coletividade. Palavras-chave: Segurança, confiabilidade, longevidade.
01 - INTRODUÇÃO
A importância da indústria de seguro para a economia da nação brasileira não tem despertado a atenção governamental que o setor merece. A expansão do seguro deu-se pela desburocratização e o incremento da competição, advindo com a instalação de novas empresas e/ou aquisição de ativos de empresas nacionais, por empresas estrangeiras. Com uma maior competitividade as empresas começaram a adotar novas estratégias, como a diversificação dos seus produtos, focando o cliente e dando ênfase na qualidade dos serviços prestados. O lançamento de novos produtos, mais técnicos e acessíveis para o consumidor atendendo às suas necessidades, alavancaram a indústria que em poucos anos saiu do patamar de 1% do PIB para 3,5%.
Os paises mais desenvolvidos do mundo continuam apresentando hegemonia absoluta. Analisando o comportamento dessa indústria nos cinco países mais desenvolvidos, cujo setor chega a representar um total de prêmios subscritos na ordem de US$2,408 trilhões no ano de 2001, dentre estes os E.U.A. e