Tabela
Principais autores Conceitos Visão pedagógica Contribuição para a prática educacional
Henri Paul Hyacinthe Wallon Para ele a afetividade desempenha um papel fundamental na constituição e funcionamento da inteligência, determinando os interesses e atividades individuais. Sua teoria pedagógica, que diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro, onde as emoções e sentimentos podem variar em função do contexto, mas estão presente em todos os momentos da vida. As atividades pedagógicas e os objetos, assim, devem ser trabalhados de formas variadas. Numa sala de leitura, por exemplo, a criança pode ficar sentada, deitada ou fazendo coreografias da história contada pelo professor. Os temas e as disciplinas não se restringem a trabalhar o conteúdo, mas a ajudar a descobrir o eu no outro. Essa relação dialética ajuda a desenvolver a criança em sintonia com o meio.
Jean William Fritz Piaget Considera que o processo de desenvolvimento é influenciado por fatores como: maturação, exercitação, aprendizagem social e equilíbrio. Apresentou uma visão interacionista, onde a educação deve possibilitar a criança um desenvolvimento amplo e dinâmico desde o período sensório-motor até o operário abstrato. A escola deve a partir dos esquemas de assimilação da criança, propor atividades desafiadoras, promovendo a descoberta e a construção do conhecimento. Com base na teoria de Piaget a educação deve oferecer à criança a descoberta e a construção do conhecimento através de atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e reequilíbrios sempre respeitando sua maturação. Jean Piaget dividiu o desenvolvimento da criança em etapas que devem ser respeitadas para um trabalho mais eficiente do ponto de vista pedagógico.
Burhrus Frederic Skinner Segundo ele a educação deve ser planejada passo a passo para se possam obter os resultados desejados.
A base do trabalho de Skinner refere-se à