Tabela Sistema Endócrino
O sistema Endócrino é responsável pela secreção hormônios no corpo. Estes, são substâncias formadas por proteínas ou aminoácidos ou esteroides, sendo secretadas por glândulas especializadas e que quando lançadas na corrente sanguínea, apresentam ação local ou sistêmica. Controlam todas as funções do corpo.
HIÓFISE ANTERIOR
Secreta os hormônios que controlam o funcionamento de outras glândulas endócrinas, quando estimuladas a secretar pelos hormônios do hipotálamo.
Hormônio
Ação
Adrenocorticotrópico
(ACTH)
Estimula a secreção de hormônios da córtex suprarrenal, principalmente glicocorticoides e mantém a integridade da mesma.
Luteinizante
(LH)
Regula a secreção da progesterona na mulher e controla o amadurecimento dos folículos de Graaf. No homem, estimula as células de Leydig a produzir a testosterona, que é o hormônio responsável pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundários do macho e pelo apetite sexual.
Folículo-Estimulante
(FSH)
Regula o desenvolvimento, crescimento, a maturação na puberdade e os processos reprodutivos do corpo humano.
Tireoestimulante
(TSH)
Induz a maior ou menor atividade da tiroide. O TSH é produzido e liberado pela adenoipófise e age nas células produtoras dos hormônios tireoidianos, tiroxina (T4) e triiodotironina (T3).
Prolactina
Tem como principal função estimular a produção de leite pelas glândulas mamárias e o aumento das mamas.
Hormônio do Crescimento
(GH)
Estimula o crescimento dos tecidos, inclusive ossos e cartilagens, a reprodução celulares em humanos e outros animais vertebrados. Secretado na corrente sanguínea pelas células somatotrópicas da glândula pituitária anterior.
HIPOFISE POSTERIOR
Armazena hormônios produzido pelo hipotálamo.
Hormônio
Ação
Ocitocina
Promove as contrações musculares uterinas e reduz o sangramento durante o parto, também tem a função de estimular a liberação do leite materno, desenvolver apego e empatia entre pessoas, produzir parte do prazer do orgasmo, além