tabela setop
1. Um tubo de aço A-36 com 7,32 m de comprimento e a seção transversal mostrada na figura deve ser usado como coluna, a ser presa por um pino na extremidade. Determinar a carga axial máxima admissível que a coluna suportará sem sofrer flambagem 2.
O
elemento construído com perfil
W200 x 46,1 (σe =
250 MPa) mostrado ao lado, deve ser usado como coluna presa por pino. Determinar a maior carga axial que ele suportará antes que a flambagem se inicie ou o aço escoe.
3. Uma coluna de alumínio de comprimento L e seção transversal retangular tem uma extremidade engastada B e suporta uma força centrada em A.
Duas placas lisas e de lados arredondados impedem a extremidade A de se mover em um dos planos verticais de simetria da coluna, mas permitem o movimento no outro plano. (a)
Determine a relação a/b dos dois lados da seção transversal correspondendo ao projeto mais eficiente contra a flambagem. (b) determine a seção transversal mais eficiente para a coluna sabendo que L = 500 mm, E = 70 GPa, P = 22 KN e que o coeficiente de segurança adotado é 2,5.
4. Uma coluna de aço com perfil W150 x 22,5 tem
7,3 m (24 ft) de comprimento e está engastada nas duas extremidades como mostra a figura ao lado.
Para aumentar sua capacidade de carga, os engenheiros acoplam, em torno de seu eixo y-y
(fraco), reforços que se supõe serem presos por pino na metade da altura. Determinar a carga que a coluna pode suportar de modo que não sofra flambagem e o material não exceda o limite de escoamento. Adotar E = 210 GPa e σe = 415 MPa.
5. A coluna de alumínio está engastada na parte inferior e presa no topo com cabos; assim, evitase o movimento ao longo do eixo x. Supondo que ela esteja engastada na base, determinar a maior carga admissível P que pode ser aplicada. Usar um fator de segurança de flambagem de 3,0. Adotar
E = 70 GPa; σe = 215 MPa; A = 7,5 x 10-3 m2; Ix =
61,3 x 10-6 m4; Iy = 23,2 x 10-6