Tabela Periódica
Ao criar a Tabela PeriódicaMendeleiev ordenou e posicionou os elementos nessa “matriz” de acordo com as suas propriedades. Assim, ao analisarmos a Tabela Periódica podemos inferir e compreender as variações de muitas propriedades dos elementos químicos.
Podemos avaliar a variação de várias propriedades dos elementos representativos da Tabela Periódica, entre as quais: o raio atómico; a energia de ionização.
Raio atómico Definição de Raio atómico
Raio de uma esfera que engloba 90–95% da nuvem eletrónica.
Como é que se determina o raio atómico?
Devido às reduzidas dimensões que o átomo possui e ao facto de este não ter limites definidos não é possível, na prática, medir o raio atómico de um átomo isolado.
No entanto, quando um átomo se encontra ligado a outros átomos (caso dos metais) torna-se possível medir a distância entre os seus núcleos usando métodos de difração. A partir daí é possível estimar os valores de diferentes raios atómicos.
Assim, pode também definir-se raio atómico como metade da distância média entre dois núcleos de átomos vizinhos.
Tamanho do átomo
De acordo com o modelo atual de átomo, os eletrões encontram-se distribuídos no espaço à volta do núcleo. Esse modelo representa-se por uma nuvem eletrónica cuja densidade traduz a probabilidade de encontrar o eletrão num determinado ponto. A densidade da nuvem eletrónica é maior junto ao núcleo e muito menor em zonas mais afastadas do mesmo.
De acordo com este modelo podemos dizer que, na realidade, o tamanho do átomo é infinito ou indefinido.
Variação do raio atómico na T.P
O raio atómico dos elementos varia ao longo dos grupose períodos da Tabela Periódica.
Considera os elementos químicos sódio e potássio, pertencentes ao grupo 1 da Tabela Periódica:
11Na - 1s2 2s2 2p6 3s1
19K - 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1
Analisando as respetivas configurações eletrónicas verifica-se que o raio atómico do potássio é maior do que o