Tabela liguaguem em c++

1192 palavras 5 páginas
Apêndice A. Tabela ASCII

As tabelas mostradas neste apêndice representam os 256 códigos usados nos computadores da família IBM. Esta tabela refere-se ao American Standard Code for Information Interchange (código padrão americano para troca de informações), que é um conjunto de números representando caracteres ou instruções de controle usados para troca de informações entre computadores entre si, entre periféricos (teclado, monitor, impressora) e outros dispositivos. Estes códigos tem tamanho de 1 byte com valores de 00h a FFh (0 a 255 decimal). Podemos dividir estes códigos em três conjuntos: controle, padrão e estendido.

Os primeiros 32 códigos de 00h até 1Fh (0 a 31 decimal), formam o conjunto de controle ASCII. Estes códigos são usados para controlar dispositivos, por exemplo uma impressora ou o monitor de vídeo. O código 0Ch (form feed) recebido por ima impressora gera um avanço de uma página. O código 0Dh (carriage return) é enviado pelo teclado quando a tecla ENTER é pressionada. Embora exista um padrão, alguns poucos dispositivos tratam diferentemente estes códigos e é necessário consultar o manual para saber exatamente como o equipamento lida com o código. Em alguns casos o código também pode representar um caracter imprimível. Por exemplo o código 01h representa o caracter ( (happy face).

Os 96 códigos seguintes de 20h a 7Fh (32 a 127 decimal) formam o conjunto padrão ASCII. Todos os computadores lidam da mesma forma com estes códigos. Eles representam os caracteres usados na manipulação de textos: códigos-fonte, documentos, mensagens de correio eletrônico, etc. São constituídos das letras do alfabeto latino (minúsculo e maiúsculo) e alguns símbolos usuais.

Os restantes 128 códigos de 80h até FFh (128 a 255 decimal) formam o conjunto estendido ASCII. Estes códigos também representam caracteres imprimíveis porem cada fabricante decide como e quais símbolos usar. Nesta parte do código estão definidas os caracteres

Relacionados

  • Revista espirito livre
    42793 palavras | 172 páginas