tabela economica
TABELA ECONÔMICA
Distribuição das Despesas Anuais uma nação agrícola
Supondo um grande reino cujo território tenha o mais alto grau da agricultura, alcançava cada ano uma produção do valor de cinco bilhões, e onde o este valor seja estabelecido em comparação aos valores que assumem as nações comerciais, onde há sempre uma competição de livre comércio, e segurança total de propriedade da riqueza agrícola.
A nação está dividida em três classes de cidadãos: a classe produtiva (arrendatários, assalariados e outros trabalhadores agrícolas), a classe dos proprietários e a classe estéril.
A classe produtiva é a que alcançou a riqueza anual da nação, que representa o custo do trabalho na agricultura, e que paga renda anual de proprietários de terras. Ela é dependente das demais classes de trabalho e detém todas as despesas que são feitas para a venda de produtos primarios: é através da venda destes produtos que se conhece o valor de produção de riqueza anual da nação.
A classe senhorio inclui o soberano, os possuidores de terras.
A classe estéril é constituída por todos os cidadãos ocupados de outros serviços e outros trabalhos que não sejam agricolas, e cujas, despesas são pagas pela classe produtiva e da classe dos proprietários. A classe produtiva faz adiantamentos primitivos no valor de 5 vezes os adiantamentos anuais (2bi x 5 = 10 bi) e vive do resultado da produção agrícola (produto = 5 bi), após o pagamento do aluguel (renda = 2 bi) e reposição das sementes (1 bi), destinando 1/5 para sua subsistência (salários do trabalho) e 1/5 (a título de juros dos adiantamentos primitivos que remuneram o empresário) para compras junto à classe estéril.
Sendo assim:
Valor bruto do produto agrícola = 5 bilhões
- divisão do produto agrícola, que está com a classe produtiva: Retém 2 bi ( 1 bi para sementes para o ano seguinte e 1 bi para subsistencia da classe produtora e animais. Vende 3 bi ( 2 bi para a classe estéril –