TABELA DE ZOONOSES
ZOONOSE
AGENTE ETIOLÓGICO
CARACTERISTICAS
PATOLOGIA
EPIDEMIOLOGIA
GRUPO DE RISCO
MEDIDAS DE PREVENÇÃO
DIAGNOSTICO CLINICO E LABORATORIAL
Brucelose
A doença é causada pela bactéria Brucella abortus, Brucella melitensis e a Brucella suis; as espécies de brucelas que desempenham papel etiológico na Brucelose humana; as brucelas se apresentam como um bastonete pequeno ou em formas coccóides; Gram-negativas; aeróbicas; móveis e sem cápsula; relativamente resistentes às condições naturais sendo destruídas por temperatura acima de 55ºC ou pela luz solar quando incide diretamente sobre elas.
Podem permanecer vivas no solo por 60 dias, na água estéril por 40 dias, na carne congelada ou salgada por 40 dias, no creme de leite por 27 dias e por mais de 90 dias em queijo fabricado com leite não pasteurizado.
É uma zoonose que é transmitida ao homem pelo ingestão de carne, leite e seus derivados contaminados ou pelo contato direto com animais doentes. Os animais domésticos mais afetados pela doença são os bovinos, suínos e caprinos. É uma doença difundida em quase todos os continentes especialmente na Rússia, México, países europeus e norte-africanos banhados pelo Mediterrâneo, e também na América do Sul.
Os prejuízos econômicos causados ao produtor vão do aborto, morte de bezerros recém-nascidos, retenção de placenta e queda dos índices reprodutivos até o descarte precoce de reprodutores e restrições comerciais.
Gado bovino, suíno, ovino, equino e caprino.A via de entrada principal para a penetração da bactéria é pela mucosa bucofaringeana.
São pessoas que pertencem a um determinado grupo que têm mais probabilidade de adquirir a doença:
Lavradores.
Ordenhadores.
Veterinários.
Magarefes (açougueiros).
Fazendeiros.