Tabela de Patrimônios
Descrição
Qualificação
Observação
Relevância
A cidade de Poços de Caldas, como núcleo urbano, tem sua origem ligada às águas termais definindo sua vocação turística desde o início da sua fundação. A área especifica de estudo inicial é a que compreende a Praça Pedro Sanches, rua Francisco Salles, rua Goias e a rua
Minas Gerais – basicamente o núcleo central, onde há inúmeras edificações de valor patrimonial. São esses edifícios patrimoniais que conservam a memoria e identidade de Poços de Caldas. São através desses edifícios que a cidade se expressa.
Tipologia(s)
Monumentos, Marcos e Captações - Emergências Termais e Fontes.
São os registros e/ou ruínas dos primórdios da ocupação do território, constituindo-se dos marcos referenciais e estrutura física das captações das fontes termais, datados da primeira fase evolutiva da cidade.
Arquitetura Civil - Residências Rurais e Retiros
São as ruínas das residências rurais, em especial da Sede da Fazenda Barreiro datadas da segunda fase evolutiva da cidade.
Arquitetura Religiosa - Capelas, Igrejas e Basílicas.
São as edificações de uso religioso, datadas da terceira fase evolutiva da cidade, tendo como principal exemplar a igreja de Santo Antônio, antiga Bom Jesus da Cana Verde.
Arquitetura Oficial - Estação Ferroviária e Edifícios Administrativos
São as edificações do Complexo Ferroviário da Antiga Mogyana, o prédio da prefeitura, e as ruínas da Usina Hidrelétrica de Antas datados da terceira e quarta fase evolutiva da cidade.
Arquitetura Civil e Oficial - Edifícios Administrativos, Balneários, Cassinos, Chalés,
Vilas e Hotéis.
São as edificações, notadamente implantadas na porção norte da cidade, com uso vinculado a residências, além das fundações dos balneários primitivos e os complexos históricos do Parque
José Affonso Junqueira e URCA.
Tais tipologias são as mais representativas e que se encontram em melhores condições de conservação, caracterizando a