tabela de filosofos
Relação x aluno
Visão pedagógica
Forma de avaliação Piaget
De acordo com Piaget a aprendizagem só será significativa quando ele for um sujeito ativo, O educador não pode apenas “jogar” os símbolos falados e escritos, deve se permitir ao aluno usar abordagens de tentativas e erros pois assim seria na verdade um ganho.
Piaget aborda ao desenvolvimento mental da criança , o cognitivo como a percepção o pensamento , a linguagem e sobre tudo a inteligência
O pensamento infantil desenvolve segundo Piaget gradualmente, através de estágios. Em cada um destes a criança constrói conceitos, dentro das possibilidades que cada um lhe permite.
Teoria da Gestalt
Segundo Martim Heidegger (1997) promover a capacidade de pensar do aluno, não se quer ensinar resposte, problemas , perguntas, doutrinas, mas desenvolver capacidade própria de pensar.
A percepção é o ponto principal para o individuo tenha uma visão ampla do meio ao qual está inserido.
Afirma o principio de que vemos as coisas sempre dentro de um conjunto de relações. Tal fato contribui para alterar nossas percepções das coisas, como no fenômeno de ilusão óptica. Freud O conceito clássicos de transferências para Freud significa repetição de protótipos infantis vivida com uma sensação de atualidade ,isto é transferem-se as experiências vividas na infância com os pais para os sujeitos com os quais nos relacionamos depois. Assim o professor pode tornar-se a figura a quem serão endereçados (transferidos) os interesses de seu aluno por que é abjeto de uma transferência.
Na visão de Freud é objetivo da educação reprimir, inibir e proibir impulsos considerados pelos super eu como imorais, mas Freud esperava com uma educação branda. A educação deveria encontrar assim equilíbrio entre proibição e permissão.
Freud explica que não existe uma regra que aplique a todos, cada um deve encontrar por si mesmo uma forma de dirigir suas escolhas de forma a conquistar seus desejos.