TABELA DAS POTÊNCIAS MINIMAS A UTILIZAR EM INSTALAÇÕES HABITACIONAIS
Circuitos de Iluminação
ESQUEMA FUNCIONAL
Apenas considera as funções da aparelhagem na montagem a realizar sem ter em conta a sua posição relativa. Tem a vantagem de mostrar quer o funcionamento quer as ligações principais, sem cruzamento de linhas, o que por si torna mais fácil a análise elétrica do circuito.
ESQUEMA UNIFILAR
A representação unifilar tem uma simbologia própria e simplificada mas não nos indica o modo de ligação nas montagens de forma a compreendermos o seu funcionamento. Dá-nos, contudo, indicações úteis sobre o percurso da instalação, elementos que a constituem e a sua localização.
ESQUEMA ARQUITETURAL
Quando o traçado das canalizações e localização dos restantes elementos da instalação (caixas de derivação, aparelhos de comando, aparelhos de utilização, etc.) é executado em plantas, o esquema daí resultante diz-se arquitetural.
NOTAS
De seguida iremos apresentar os esquemas de alguns circuitos de iluminação e a sua descrição nestes esquemas o condutor de proteção não se representa por uma questão de simplicidade contudo note-se que este é obrigatório.
O condutor a utilizar neste tipo de circuitos terá de ter no mínimo uma secção de 1,5 mm2.
INTERRUPÇÃO SIMPLES COM LÂMPADA DE INCANDESCÊNCIA É empregue sempre que se deseja comandar de um só lugar um único circuito, com uma ou mais lâmpadas.
ESQUEMA FUNCIONAL.
FAÇA O ESQUEMA UNIFLILAR
FAÇA O ESQUEMA MULTIFLILAR
INTERRUPÇÃO SIMPLES COM LÂMPADA FLUORECENTE COM BALATRO FERROMGNÉTICO Ao contrário das lâmpadas de incandescência as lâmpadas fluorescentes necessitam de um balastro e arrancador para arrancarem
ESQUEMA FUNCIONAL
FAÇA O ESQUEMA UNIFLILAR
FAÇA O ESQUEMA MULTIFLILAR
INTERRUPÇÃO SIMPLES COM LÂMPADA FLUORECENTE DE BALASTRO ELETRONICO Estas lâmpadas não necessitam de arrancador pois o seu balastro