Tabajara Ruas
Tabajara Ruas publicou não só obras no Brasil, mas também publicou obras em países como Dinamarca, Colômbia, Uruguai, Portugal, Itália e Chile. Tabajara é criador de 6 grandes romances, sendo estes: A região submersa. O amor de Pedro por João. Os varões assinalados. Perseguição e cerco a Juvêncio Gutierrez. Netto perde sua alma. O fascínio. Além de produzir romances, Tabajara também fez obras mais voltadas para o gênero de ensaios (filmes, etc.) são estas obras: Os folhetins. A cabeça de Gumercindo Saraiva, obra produzida com Elmar Bones. Solar dos Câmara RS: caminhos, luzes e sombras; livro de crônicas: Um Porto Alegre; quadrinhos: História de Curitiba, A guerra dos Farrapos, todas estas obras produzidas com Flavio Colin. História/Histórias de Porto Alegre, obra produzida com Edgar Vasques e Liana Timm. Mario, obra produzida com Armindo Trevisan e Dulce Helfer. A segunda existência de Terry Lennox, 1835: A grande epopéia, O labirinto invisível.
Fez também traduções de obras infantis escritas em dinamarquês: O patinho feito. As novas roupas do imperador. O intrépido soldadinho de chumbo.
BIOGRAFIA
Tabajara Ruas, de nome de batismo Marcelino Tabajara Gutierrez Ruas, nasceu em Uruguaiana no ano de 1942. Estudou arquitetura na UFRGS e na Kongeligkunsacadami, em Copenhage. Estudou cinema na High School de Vejle, na Dinamarca. Estudou no exterior devido a ter sido mais um brasileiro exilado devido ao golpe militar ocorrido no Brasil. Devido a este exílio, teve de viver entre 1971 e 1981 fora do Brasil, em países como Uruguai, Chile, Argentina, Dinamarca, São Tomé e Príncipe e Portugal.
IMPORTANCIA
Tabajara Ruas foi de grande oposição em relação a Ditadura Militar imposta no Brasil.