Tabagismo
O hábito de fumar é a causa mais importante de morte evitável nos países desenvolvidos. O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu os 4 milhões e 900 mil mortes anuais.
Fumar prejudica a ventilação pulmonar, o transporte de oxigénio no sangue, prejudica o rendimento físico e é inconciliável com o desporto de alta competição.
Fumar é um dos principais comportamentos prejudiciais para a saúde por isso nunca pense: “ É só uma vez.” uma vez pode tornar-se um vício para toda a vida.
O tabagismo consiste no hábito de fumar -acto voluntário de inalar o fumo da queima do tabaco, independentemente da qualidade, quantidade ou frequência.
O tabagismo é a causa mais importante de mortalidade evitável nos países desenvolvidos.
Fumar pode provocar várias doenças. As mais detectadas até hoje são: - Cancro dos pulmões ; - Cancros da cavidade oral (língua, lábios, boca), laringe e faringe ; - Cancro do esófago ; - Cancro do pâncreas ; - Cancro da bexiga e rins ; - Cancro do colo do útero ; - Doenças cardiovasculares do tipo: • Cardiopatia esquémica ; • Doença vascular periférica (arterioesclerose) ; • Doença cerebrovascular ;
O tabaco pode provocar diversos efeitos como por exemplo: - Ocorrência de vertigens ; - Irritação dos olhos ; - Mãos a tremer - Músculos tensos ; - Enjoos ; - Alteração no gosto e no cheiro ; - Aumento da pressão sanguínea ;
Jovens entre 14 e 24 anos são o principal público-alvo da indústria do tabaco.
Fumo,