Tabagismo
Neste trabalho pretendemos mostrar as grandes desvantagens de fumar.
Queremos transmitir, que fumar é um mau vício e que provoca graves problemas a nível de sáude, social e pessoal.
FUMAR MATA!
Nas próximas páginas poderemos observar o que concluimos de toda a nossa pesquisa.
Esperemos que gostem do nosso trabalho!
O que é...
O tabagismo?
O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco.
O tabaco?
Planta da família das solanáceas, cujas várias espécies são originárias da América. O tabaco é rico numa substância psicoactiva, a nicotina.
A nicotina?
Nicotina é o nome de uma substância alcalóide básica, liquida e de cor amarela, que constitui o princípio activo do tabaco.
Origem do tabaco
Seu uso surgiu aproximadamente no ano 1000 A.C., nas sociedades indígenas da América Central, em rituais mágicos-religiosos com objectivo de purificar, contemplar, proteger e fortalecer os ímpetos guerreiros, além de acreditar que a mesma tinha o poder de predizer o futuro. A planta chegou ao Brasil provavelmente pela migração de tribos tupis-guaranis. A partir do século XVI, o seu uso foi introduzido na Europa, por Jean Nicot, diplomata francês vindo de Portugal, após ter-lhe cicatrizado uma úlcera de perna, até então incurável.
No início, utilizado com fins curativos, através do cachimbo, difundiu-se rapidamente, atingindo Ásia e África, no século XVII.
Por volta de 1840 a 1850, surgiram as primeiras descrições de homens e mulheres fumando cigarros, porém somente após a Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918) seu consumo apresentou uma grande expansão.
Seu uso espalhou-se por todo mundo a partir de meados do século XX, com ajuda de técnicas avançadas de publicidade e marketing, que se desenvolveram nesta época.
A partir da década de 60, surgiram os primeiros relatórios científicos que relacionaram o cigarro ao